No corre-corre da indústria, nem sempre temos tempo para fazer um relatório elaborado. Contudo, nem sempre é necessário usar aquela fórmula elaborada para extrair uma informação relevante.
Em determinadas situações, vale aquela máxima de “menos é mais”.
Quando estamos trabalhando com uma base de dados variados em uma planilha, isto é, com vários tipos de informações e valores, podemos e devemos fazer o uso do Autofiltro. Nesse sentido, podemos utilizar aquele botão do Excel “Classificar e filtrar”, e selecionar o “Autofiltro”.
Para agilizar, você pode selecionar apenas os cabeçalhos da tabela e usar o atalho “Ctrl + Shift + L”
Mas este não é o pulo-do-gato deste pequeno artigo.
Filtrar de maneira rápida ajuda, mas e quando precisamos fazer somas ou contas apenas com os dados filtrados? Você pode testar ai, mas se usar a fórmula SOMA, quando você filtrar alguma coluna, os valores permanecem os mesmos. A fórmula continua somando os valores ocultos do filtro.
E agora José? Conheça a fórmula SUBTOTAL:
Esse conjunto, filtro e função, ajuda muito quando estamos apresentando os dados da planilha em tempo real, sem tempo para gerar um relatório, ou quando precisamos de uma informação pontual.
Este é o segundo artigo da categoria Short, artigos curtinhos com um conteúdo bem direto. É aquilo: você lê e já sai aplicando. Gostou? Deixe abaixo seu feedback. Sua opinião é muito importante e nos ajuda a melhorar cada vez mais!