Quando falamos de Excel, geralmente pensamos logo nas funções (O famigerado PROCV que o diga) e gráficos. Isso, claro, é parte fundamental da ferramenta, mas as vezes é preciso um pouco de marketing também.
A cada dia que passa, o mundo se torna mais “visual”. A forma como as coisas são apresentadas importam tanto quanto a própria utilidade dessa coisa. Não é diferente em uma indústria de alimentos. Não é diferente com planilhas.
Sempre que possível, “passe um perfume” nos dados apresentados. Não é transformar a planilha em um carro alegórico, é apenas deixa-la mais atraente. Uma boa planilha deixa uma impressão de algo profissional e passa mais confiança, mesmo que você não seja ainda um perito no Excel.
Uma boa dica é pesquisar planilhas bonitas na internet, no Google imagens, e usar as mesmas paletas de cores. Não é copiar, é apenas se inspirar nos designs.
É interessante deixar sua planilha o menos parecido com uma planilha e mais com um app ou site.
Uma das maneiras de fazer isto é usando formas. Igual as que você usa na apresentação do PowerPoint.
O retângulo arredondado, por exemplo, dá uma quebrada naquela estética toda quadrada e linear. Veja no exemplo abaixo como fazer:
Usar formas funciona muito bem em conjunto com gráficos. Agora você têm mais uma possibilidade para apresentar seus dados like a pro.
A partir de hoje o Blog contará com a categoria Short, artigos curtinhos com um conteúdo bem direto. É aquilo: você lê e já sai aplicando. Gostou? Deixe abaixo seu feedback. Sua opinião é muito importante e nos ajuda a melhorar cada vez mais!