Como trabalhar com metas.

“Você sente que seu trabalho não está alcançando todo o potencial? Não consegue melhorar o desempenho de sua equipe? Tem a sensação de estar correndo atrás do próprio rabo? Então este artigo é pra você. Vou te ensinar como trabalhar com metas”.

Se você leu o trecho acima com a voz do locutor da Polishop, você não me desapontou. Brincadeiras à parte, esse texto tem um objetivo simples:

Mostrar o quanto é importante trabalhar com metas e como elas podem nos ajudar no trabalho (E na vida).

Mas antes, precisamos entender o que é meta. Só então podemos compreender como utilizá-la da melhor forma.

Como trabalhar com metas
Representação gráfica para indicadores.

O que é meta?

Comecei a escrever este artigo imaginando que você, caro leitor (sempre quis usar essa expressão.. rs) já saiba o que é uma meta. Mas como de costume, vamos definir essa palavra para não restar dúvidas.

Definição da palavra META
Definição de meta. Fonte: Google Dicionário.

Podemos perceber que meta exprime uma ideia relacionada a um objetivo que se deseja alcançar. Esse conceito está presente em nosso cotidiano desde os primeiros passos na escola.

Sempre tivemos uma meta de fazer no mínimo 60 pontos (ou 70 dependendo da escola) para passar de ano.

Agora no trabalho não é diferente. Nós temos que atingir uma quantidade de produtos produzidos. Ou gastar nossos recursos dentro de um orçamento. Ou ainda fechar negociações dentro de um determinado valor.

Metas são a quantificação de um objetivo que se deseja alcançar. Analisando dessa forma, conseguimos perceber que já trabalhamos com metas. Nosso trabalho é pautado em atingir objetivos e resultados para a companhia.

As empresas já trabalham com metas. Ou será que não?

Meta x objetivo

Por mais que as companhias já tenham seus alvos para certos parâmetros, nem todas as fábricas ou setores trabalham bem com metas. Alguns autores devem isso ao fato de que empresas trabalham apenas com objetivos.

“Mas não são a mesma coisa?”

Sim e não. As palavras são sinônimas e rementem à mesma coisa, um status que se deseja alcançar. Mas em relação ao conceito, são ligeiramente diferentes. Objetivo diz respeito a um propósito ou direcionamento. É como se fosse um sonho a ser realizado: “Ser o maior blog de processos da indústria de alimentos”

A meta é o contato desse sonho com a realidade. Os pés no chão: “Escrever 50 artigos por ano” ou “Ter 5.000 visualizações por mês no site”. A meta é uma forma de medir se o objetivo será alcançado.

As palavras em si podem ser trocadas de lugar. Sua meta pode ser “ser rico” e seu objetivo pode ser “ter 2 milhões de reais na conta daqui a 5 anos”. Nós entendemos o que você fez aqui. Mas é porque o conceito permanece o mesmo.

O problema, a meu ver, não é confundir os termos, mas sim se perder no mar da subjetividade. Essa subjetividade até cabe no conceito de objetivo que vimos acima, mas é fatal para o conceito de meta.

E esse erro de conceito se apresenta lá no início, na definição da meta.

Perseguir uma meta é algo que todos podem fazer, inclusive quando a meta está mal formulada. Só que, não importa quantos colaboradores espetaculares estejam em sua equipe, uma meta mal estipulada irá guiá-los para a mediocridade.

Por isso os esforços do gestor devem estar todos na concepção da meta. Uma meta bem definida é 80% do caminho. É fazer a equipe concentrar esforços na direção correta.

Mas como definir uma boa meta?

Metas S.M.A.R.T.

Conhecer o conceito de meta é o primeiro passo. Podemos ter uma meta muito clara de aumentar a eficiência do nosso setor. Mas só pregar essa frase no mural de “missão, visão e valores” da empresa não traz nenhum resultado. Isso porque essa meta é muito subjetiva.

Para ver algum ganho, nós temos que tornar essa meta algo objetivo (No sentido de objetividade e não de propósito. Estou muito brincalhão no jogo de palavras hoje, admito).

É nesse ponto que podemos aplicar o método S.M.A.R.T. As Smart Goals foram desenvolvidas por George T. Doran em 1981, com o objetivo de melhorar a definição de metas.

quadro escrito meta smart
Anotem pessoal, já vou apagar o quadro!

Após identificar os pontos que faziam uma meta produzir pouco ou nenhum resultado, George propôs 5 características para construção de uma meta efetiva. Dessa forma, é possível elaborar metas de forma objetiva e estratégica. São elas:

(S)pecific – específica:

A meta proposta deve ser simples, compreensível e bem definida. Isso significa que não deve ser algo abrangente. Ao invés de usar como meta “eliminar os desperdícios da fábrica”, defina uma meta sólida como “reduzir as perdas da linha X em 60%”

(M)easurable (mensurável):

É necessário garantir que a meta possa ser medida. Só conseguimos comparar algo de maneira assertiva quando medimos. Só assim podemos saber se estamos atingindo ou não o resultado esperado.

(A)ttainable (atingível):

Nada de “vamos dominar o mundo” aqui. A meta precisa ser realista, possível de ser atingida. Definir a meta é uma arte entre aquele número fácil e o impossível de alcançar. Em qualquer uma das duas extremidades, ninguém se esforça.

(R)elevant (relevante):

A meta é de fato relevante para o negócio? Essa é uma pergunta eliminatória. Se a meta não ajuda a melhorar algum aspecto de interesse da fábrica, não é uma boa meta.

(T)ime based (temporal):

O tempo é fundamental para construção de uma meta. Imagine você com sua meta de juntar 1 milhão de reais. Você pode alcançar ela colocando todo dia 25 centavos no seu cofrinho, o que seria daqui a 10.958 anos (Talvez não dê pra aproveitar muito). O tempo é o que marca a intensidade e motivação das nossas ações.

É interessante perceber que a sigla utilizada é a palavra SMART, do inglês, esperto ou inteligente. E se pararmos para analisar, é realmente uma maneira inteligente de estabelecer metas.

São todos pontos mensuráveis, que tornam o entendimento, a comunicação e até as ações dentro da indústria mais produtivas e assertivas.

Metas e objetivos são muito importantes para nossa vida profissional, pois direcionam as ações. Mas uma direção não quer dizer nada sem as ações. E digo mais: Ações corretas e coordenadas.

Se você sabe bem quais são as metas, é mais fácil agir. E se ao fim do prazo, elas não forem atingidas?

Sem pânico.

Você pode sempre avaliar o que foi feito de forma crítica para entender como fazer melhor da próxima vez.

E se a meta for atingida, comemore. Mas da mesma forma faça uma avaliação para estabelecer a próxima meta. Sim, sempre teremos uma próxima meta. É assim que melhoramos continuamente.

Paulo Henrique Rodrigues Júnior
Paulo Henrique Rodrigues Júnior

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa. Atuo no setor de P&D e Processos na indústria desde 2015.
E desde então vivo um caso de amor pelos Processos Industriais. E quando sobra um tempinho, faço uns desenhos.

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2 comentários

  1. Excelente artigo Paulo.

    Qual é sua sugestão para melhorar a definição de meta nos setores da qualidade?

    Pergunto pois esse sempre é um desafio para mim.

    Um abraço!

    Obrigada por partilhar tanto!

    • Sua pergunta é muito pertinente, Raquel.

      Acredito que o primeiro passo seja definir um objetivo geral. Embora o objetivo de um setor de qualidade seja monitorar e garantir a qualidade a grosso modo, nós devemos identificar qual a direção na qual queremos ir, que nível queremos atingir. O objetivo pode ser desde “Implementar o BPF” até “Ser certificado pela FSSC 22.000”. As metas devem ser traçadas visando esses objetivos macro, olhando para atributos S.M.A.R.T, mas também avaliando quais fatores impactam no alcance do resultado.
      Exemplificando com o mais simples objetivo de implementar as BPFs na fábrica, as condições de limpeza e organização do setor, higiene e conduta dos colaboradores e o nível de contaminação dos alimentos são fatores importantes. A partir daí podemos avaliar como medir e monitorar esses fatores e traçar as metas específicas. Como exemplos de metas teríamos:
      – Diminuir RNCs sobre limpeza e organização do setor para 20 ao mês.
      – Treinar 5 colaboradores por semana.
      – Bloquear no máximo 200 kg de produto por dia.
      Metas simples talvez, mas que quando cumpridas, vão atuar no sentido de atingir o objetivo.
      Outra sugestão seria avaliar qual o principal desafio da equipe no momento, e torná-lo um objetivo. Desmembre esse problema em suas causas-raiz e trace metas para conter essas causas.
      Espero ter ajudado.

      E sou eu quem agradeço pela interação. Sempre que tiver dúvidas ou contribuições, não hesite em comentar.
      Abraço!

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