Começando com bons resultados.

Todos nós queremos ser uma peça importante dentro da organização. Principalmente no começo de nossa jornada, nós desejamos e precisamos entregar bons resultados.

Acontece que nos primeiros meses de trabalho em uma indústria, seja este o seu primeiro emprego ou não, não é tão fácil desenvolver um grande trabalho.

Me recordo muito bem dos meus primeiros passos dentro da indústria. Lá estava eu, recém-formado, motivação no máximo, cheio de ideias novas e fôlego para executá-las.

Talvez exatamente como você se sinta agora.

As semanas foram se passando e nenhuma ideia fantástica emplacou. “Será que estou atendendo as expectativas?” Ou pior. “Ninguém aqui nessa empresa entende o que estou fazendo!”

Sem todo esse drama, vamos entender um pouco sobre como mostrar seu potencial para a empresa logo nos primeiros meses de trabalho.

Nada novo sob o sol

Primeiro ponto. Não tem nada de errado com você ou com a empresa que você está. O fato de você não estar conseguindo difundir a sua ideia pouco tem a ver com sua capacidade, ou com o ambiente em que você trabalha.

As empresas por natureza são ambientes bem estabelecidos. Todas as rotinas que existem ali já existem muito antes de você chegar. E são rotinas que vem funcionando. Então é normal que ideias de um novato passem despercebidas.

Por outro lado, nós, os novatos, queremos mostrar serviço. Isso tem a ver com nossa vontade de impressionar os outros para se provar “alguém”. Mas também tem a ver com o medo de não ser útil. Com o medo de ser demitido.

Naturalmente vamos tentar sempre implantar ideias que vão revolucionar a empresa e trazer um grande reconhecimento.

É assim que as coisas funcionam. Não significa, porém, que devemos aceitar e seguir. Perceber a realidade das coisas já é um grande avanço. Saber as regras de um jogo é fundamental para poder ganhar.

Não vá direto pro chefão!

Nenhuma revolução aconteceu da noite para o dia. A famosa revolução industrial durou quase um século para se concretizar. Leva tempo para uma ideia ser digerida e aceita por todos. Isso vale em qualquer lugar. Ideias grandiosas, ainda mais.

Em uma fábrica não é diferente. Grandes projetos de melhoria vão sempre sofrer mais resistência que pequenos projetos.

Por que isso? Porque os grandes projetos têm mais pessoas para convencer, geralmente o investimento é maior, requer mais trabalho por parte dos colaboradores, alterações de planejamento, cooperação entre áreas, etc. Só imaginar o trabalho que isso vai dar as pessoas ficam resistentes.

Resumindo, quanto maior a área ou o número de pessoas impactadas, menor a chance da ideia ir pra frente. Essa é a informação valiosa para nós. Por que? Por agora sabemos onde podemos focar.

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“Ideia boa, mas meu voto é NÃO.”

As pequenas melhorias

O adjetivo “Pequenas” é enganoso aqui. Não se iluda pensando que é fácil, nem mesmo que o retorno não seja grande. As pequenas melhorias são pequenas apenas porque seu foco está em uma parte do processo. Muitas vezes, aquela parte que ninguém olha.

Existem muitas dessas oportunidades nas indústrias, algumas até óbvias, mas por diversos motivos, passam batido aos olhos de todos. Algumas razões:

  • As pessoas estão tão presas em suas rotinas que não notam a oportunidade;
  • O que parece óbvio para você não é óbvio pra todo mundo, ou;
  • As pessoas também estão buscando o grande projeto que vai lhe trazer o reconhecimento e acabam não olhando para os pequenos.

Aqui é um terreno fértil para nosso trabalho. Estamos falando de um estudo que pode ser realizado por você mesmo, sozinho! Esses são projetos que não tomam muito tempo da rotina, quase nunca precisa de aprovações dos superiores e os retornos financeiros para a empresa podem ser bem impressionantes. E ainda mais se tratando de um novato.

Se prepare!

Seja o seu projeto pequeno ou grande, existe um erro que não deve ser cometido: Ir para a apresentação com um estudo pela metade.

Todo trabalho que fazemos em algum momento vai ser apresentado a alguém. Seja para pedir a aprovação ou para apresentar os resultados, seus projetos vão ter que ser mostrados em uma reunião ou apresentação. Talvez até por e-mail (Não recomendo muito, mas as vezes não tem como fugir).

Quando precisamos apresentar nosso estudo, ele precisa estar o mais completo possível. Uma reunião com gestores é um ambiente muito adverso. Aqueles caras estão ali pra comprar a sua ideia, mas eles não gostam de gastar.

Eles fazem todo tipo de pergunta. Querem sentir firmeza nas suas palavras e ter certeza de que estão ganhando dinheiro. Se você chega nesse ambiente sem muita certeza do que está propondo e sem dados sólidos, está pedindo pra ser amassado!

Então se prepare! Trabalhe seus dados, revise seus cálculos, coloque valores atualizados. Pense no tipo de dúvida que seu chefe poderá ter para já ter a resposta pronta.

Tem uma coisa que os gestores gostam mais que dados sólidos: Confiança! Mostre que você sabe o que está fazendo!

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Preparado!

Mesmo com todo o preparo, você ainda pode ser engolido na reunião. Eles podem simplesmente discordar de você. Mas se sua apresentação for bem feita, no mínimo você terá o respeito de todos, e com certeza terá novas chances para mostrar suas ideias.

Paulo Henrique Rodrigues Júnior
Paulo Henrique Rodrigues Júnior

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa. Atuo no setor de P&D e Processos na indústria desde 2015.
E desde então vivo um caso de amor pelos Processos Industriais. E quando sobra um tempinho, faço uns desenhos.

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